15 Estilos de Pensamentos Patológicos - traduzido e re-editado do link anterior.


15 Estilos de Pensamentos Patológicos:

  1. Viés negativo do pensamento: Você pega os detalhes negativos e amplia-os enquanto filtra todos os aspectos positivos da situação.
  2. Viés Emocional do pensamento: Você acredita que o que você sente, automaticamente deve ser verdadeiro . Se você se sentir estúpido e chato, então você vai achar que é estúpido e chato. Se você se sentir superpoderoso, você vai achar que é superpoderoso. Entretanto esses pensamentos na maioria das vezes, não estão conectados com a realidade.
  3. Viés da certeza: Você está continuamente sendo julgado para provar que sua opinião e ações estão corretas. Estar errado é algo impensável e irá fazer qualquer coisa para demonstrar sua correção.
  4. Pensamentos polarizados: as coisas são pretas ou brancas, boas ou ruins. você tem que ser perfeito ou você é um fracasso. Não há meio termo, você vive a lógica do tudo ou nada.
  5. Projeção da culpa: Você projeta nos outros, responsabiliza as outras pessoas pelos seus problemas ou dor. Também tenderá a tomar para si toda a responsabilidade ou culpa de tudo.
  6. Generalização: Você tira conclusões em geral baseado em um único incidente ou peça de evidência. Se alguma coisa ruim acontecer uma vez, você espera acontecer de novo e de novo (over and over again)
  7. Pretensiosidade: Sem que te digam alguma coisa, você sabe o que as pessoas estão sentindo e por que elas agem da maneira como agem. Você acha que sabe a verdade sobre as coisas.
  8. Catastrofismo:  Você espera um desastre. Você percebe ou ouve sobre um problema e inicia o discurso do medo:  "E se for ou acontecer?". E se a tragédia acontecer? E se isso acontecer com você? E se você for...
  9. Personalização: Pensar que tudo o que as pessoas fazem ou dizem é algum tipo de reação a você. Você também se compara aos outros, tentando determinar quem é mais esperto, mais bonito, mais rico, etc ... É o chamado egocentrismo ou auto-centrismo.
  10. Rotulagem Global: Você generaliza um ou dois fatos em um julgamento global negativo. Se errar uma vez, vai errar sempre. Se acertar uma vez, vai acertar sempre...
  11. Falácia Moral: Você tem uma lista de regras rígidas que você acha que é certo. As pessoas que violam as regras irritam você e você é culpado se violar as regras. É a rigidez excessiva da personalidade.
  12. Falácia do controle: Se você se sente controlado externamente, você se vê como impotente, como vítima do destino. A falácia do controle interno faz com que você seja responsável pela dor e pela felicidade de todos ao seu redor.
  13. Falácia de justiça: Você sente-se ressentido porque acha que sabe o que é justo, mas outras pessoas não concordam com você. O que é justo pra você, necessariamente pode não ser justo para o outro.
  14. Falácia de mudança: Você espera que outras pessoas devam mudar para se adequar a você. Você acha que basta pressioná-los ou persuadi-los e será o suficiente. Você precisa mudar as pessoas porque sente e espera que a sua felicidade pareça depender inteiramente dos outros e que você só será feliz se elas mudarem, você não precisa mudar nada.
  15. A falácia da recompensa do céu: Você espera que todo o seu sacrifício e abnegação sejam recompensados, como se houvesse alguma recompensa divina. Você se sente amargo quando a recompensa não vem. É a crença Católica Cristã do sacrifício.

Comentários