Projeto Conectoma Humano

A imagem de fundo do Blog é incrível não é?

Não poderia escolher outra para representar o "Estado da Arte" em termos de Neurociências e Psiquiatria, pois na minha opinião, nossa evolução depende de como nosso cérebro funciona e o que podemos fazer para preservá-lo saudável, feliz e criativo.

Esta imagem é uma das tantas imagens de Ressonância Magnética Funcional já disponíveis na internet associadas ao Projeto Conectoma Humano. Se no final do século passado as atenções científicas estavam voltadas para o Projeto Genoma Humano que rastreou todo o código genético, o início do século XXI vem sendo marcado pelo rastreamento de todas as possíveis conexões do cérebro humano. Enquanto o sequenciamento do Genoma ocupou 3 Gigabytes de memória, acredita-se que o Conectoma Humano necessitará de 1 trilhão de Gigabytes para o seu armazenamento. São bilhões de Neurônios conectados entre si por uma quantidade ainda maior de sinapses.

O mais legal disso tudo, é que novas áreas cerebrais vem sendo descobertas e exploradas pelos estudos e certamente ainda teremos novas descobertas que poderão nos trazer também novas respostas.

Meu interesse mais recente está nos estudos que vem sendo realizado de 2005 pra cá sobre o Córtex Precúrio, região posterior do lobo parietal aonde se localiza a Empatia, suas variações para mais ou para menos. Eu não tenho dúvidas que variações para mais estão associadas a seres humanos mais desenvolvidos e variações para menos a seres humanos menos desenvolvidos. Seriam então aquelas pessoas incapazes de se colocar no lugar dos outros, menos desenvolvidas?

Questionamentos e dúvidas são o Magma da Ciência e nunca vamos parar de procurar respostas e elas acabam sendo encontradas na temporalidade da espécie.

Obrigado,

Comentários